sábado, 28 de janeiro de 2012

DESÂNIMO NOSSO DE CADA DIA

Boletim nº 48, de 29.01.2012


Desânimo nosso de cada dia.
Os desafios diários, as vezes traz desânimos, será que isto tem a ver com o medo que nos assedia diante das decisões a serem tomadas. Entendo que desânimo pode ser definido como a falta de ânimo ou motivação. Infelizmente esta é uma das características humanas, de desanimarem antes as dificuldades, apesar de ter-se as armas necessárias para lidar com este estado emocional, em determinado momento da vida sentiremos desanimados e consequentemente cansados.
Desanimar é algo antinatural na vida humana, mas que se naturalizou devido ao pecado do homem e as conjunturas sociais. Este é o padrão normal, contudo é antinatural.
Desânimo é o encaramujar da alma, perda da alegria, falta de motivação e perseverança.  Quando o desânimo instala diariamente na vida, no dia-a-dia, transforma-se em uma doença terrível, gerando o stress e depressão.
Nestes momentos de desânimo, nossa capacidade de raciocínio diminui e geralmente tomamos decisões erradas, geradas pelas nossas próprias conclusões. Com facilidade encontramos pessoas neste estado, sendo cruel consigo mesmo, quando afirmam: “Deus está me castigando, que eu fiz de errado para merecer isso, eu não vou suportar essa situação, não há solução para a minha vida!”, como cantou Tom Jobim e Vinícius de Morais: “Tristeza não tem fim, felicidade, sim...”
Como lidar com essas situações? A resposta que encontrei está no Senhor Jesus Cristo. Porque Ele nos deu o exemplo vencendo o mundo com todas as suas conjunturas. Isto me leva a uma disposição mental consciente de avaliar cada momento da vida, com esperança e fé, sem ignorar as circunstâncias.
Jesus nos ensina a vivermos a realidade do dia-a-dia confiando na Soberana Graça de Deus, sem espiritualizar nossos sofrimentos e angustias, contudo ver nestas circunstâncias a nossa verdadeira humanidade.
É possível que você esteja atravessando tempos difíceis nesse momento e esteja com vontade de fugir ou sumir do planeta. Está desanimado porque a situação que enfrenta – no trabalho, em casa, nas finanças, com sua saúde é incontrolável e até mesmo injusta. Pode parecer insuportável e por dentro você declara: “Deus, não posso suportar mais, simplesmente não posso suportar mais.”
Deixe-me dar uma boa notícia: VOCÊ PODE! Você pode suportar esta situação por mais tempo, até o tempo necessário, porque até lá DEUS te fortalecerá!
São esses tempos difíceis que Deus usa para desenvolver em você a paciência, bem como sua confiança nEle!”
Que o Senhor vos abençoe!

Rev. Simonton
Extraído do Cada Instante, de 28.01.2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário