sábado, 21 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO PROFETA SOFONIAS - Boletim nº 47, de 22.01.2012


Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." Romanos 11:36
Deus está firmemente no controle de tudo, apesar das aparências contrárias. Deus está no comando da História humana e da vida individual de cada ser humano. Eu creio nesta verdade de todo o meu coração, não tenho dúvida e meu coração não balbucia qualquer pensamento contrário.
Neste semana, estudamos o livro do profeta Sofonias, aqui na igreja, na 4ª feira, e vimos esta verdade: Deus está firmemente no controle do mundo.
O profeta Sofonias viveu e exerceu a sua atividade num momento em que Judá era disputado pelas grandes potências da época. Dentro do país se formaram dois partidos: um querendo ficar sob a influência do Egito, outro da Assíria. Durante longo período, nos reinados de Manassés e Amon, a Assíria predominava. Uma tentativa de mudar a situação a favor do Egito, através de uma revolta de oficiais da corte, não obteve sucesso, porque cidadãos de grande influência econômica reagiram e colocaram no trono Josias, que ainda era menor de idade. Esse rei promoveu uma grande reforma, mas a situação voltaria a ser a mesma: o que era bom para a Assíria, era bom para Judá, inclusive a maneira de vestir 
Idolatria, violência e fraude proliferavam em Judá quando Sofonias começou a profetizar. Muitos diziam no coração: “Deus não fará o que é bom e não fará o que é mau.” (Sf 1:12) Mas a profecia de Sofonias tornou claro que Deus executaria vingança nos transgressores impenitentes. (1:32:3; 3:1-5) Seus julgamentos adversos recairiam não só sobre Judá e Jerusalém, mas também sobre outros povos os filisteus, os amonitas, os moabitas, os etíopes e os assírios. 2:4-15. 
A profecia de Sofonias deve ter sido especialmente confortante para os que se esforçavam a servir a Deus e que se devem ter sentido muito aflitos com as práticas detestáveis dos habitantes de Jerusalém inclusive com seus corruptos príncipes, juízes e sacerdotes. (Sf 3:1-7) Visto que pessoas de disposição justa devem ter aguardado a execução do julgamento divino nos iníquos, evidentemente dirigem-se a elas as palavras: “‘Estai à espera de mim’, é a pronunciação de Deus, ‘até o dia em que eu me levantar para o despojo, pois a minha decisão judicial é ajuntar nações, para que eu reúna reinos, a fim de derramar sobre elas a minha verberação, toda a minha ira ardente.’” (3:8)
Por fim, Deus daria atenção favorável ao restante do seu povo, Israel, restabelecendo-o do cativeiro, e fazendo dele um nome e um louvor entre todos os outros povos (3:10-20). 
O juízo é o tema teológico que dá unidade ao livro. A denúncia de Sofonias quanto à depravação moral e religiosa e seus pedidos urgentes de "Buscai ao Senhor" podem ter lançado as fundações do grande avivamento que aconteceu mais tarde no tempo de Josias. Um outro fato a ser destacado é em relação a uma mensagem de Sofonias, especialmente no cap. 3.14-20. Para muitos estudiosos, é bastante questionável o fato de uma nação transgressora, que enfrentava o o juízo e estava sendo advertida a arrepender-se, receber uma mensagem de esperança como a que se encontra no texto. Essa construção aparentemente lógica contraria o Antigo Testamento como um todo, onde justiça divina e amor compassivo são aspectos distintos. Como parte integrante da aliança estavam, tanto a bênção pela obediência (cf. Deuteronômio 28.1-14), quanto a maldição pela desobediência (cf. Deuteronômio 28.15-68).
Conclusão: Quando entendemos e reconhecemos a soberania de Deus, passamos a entender uma série de outras coisas na vida. Muito da incompreensão de coisas que estão escritas na Bíblia, é a causa do problema de pessoas não aceitarem o fato de que Deus é soberano.
Quem diz que não sabe e não crê que Deus está no controle de tudo, é porque não lê a Bíblia. Quem não sabe qual é a vontade de Deus para a sua vida é porque não procura saber qual é. A Bíblia diz: Em tudo daí graças. Em tudo. “A minha vida não anda tão boa”.
Em tudo daí graças. “Aconteceu uma desgraça”. Em tudo daí graças. Por quê? Porque todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Só as coisas boas? Não. Todas. Em tudo e não por tudo. Em qualquer situação podemos e devemos ser gratos a Deus, porque todas as coisas estão sob o seu controle.
Que Deus vos abençõe!
Rev. Simonton




Um comentário:

  1. Obrigado, Reverendo, por ter acolhido minha esposa e eu em sua igreja e por nos ter mencionado em seu boletim. Pra nós foi uma grande honra e uma grande alegria para a Marlene. Um grande abraço,
    José Antonio Pereira

    ResponderExcluir